Perguntas frequentes sobre identidade visual
O que é uma identidade visual?
É um conjunto de elementos visuais que representam uma marca, seja ela pessoal, empresarial ou algum tipo de serviço. Fazem parte da identidade visual de uma marca elementos como: logotipo, cores, tipografia, formas e qualquer outro elemento que serve para comunicação visual da marca. Cada elemento tem o objetivo de transmitir o significado da marca, expressando suas características.
Quais as vantagens em investir em uma identidade visual?
Seja único: Você está competindo com várias outras pessoas, portanto é importante se destacar. A identidade visual torna a sua marca única e exclusiva permitindo que seu público seja capaz de diferenciá-la de todas as outras apenas dando uma olhada rápida.
Preço premium: Você já parou para pensar o porque dos produtos da Apple venderem tanto mesmo tendo preços elevados? Isso acontece porque ela possui uma marca muito forte. Ter um aparelho com o símbolo da maçã atrás para muitos é como um “status”, vai além da questão funcional, possui muita relação também com a questão emocional. Uma forte identidade de marca coloca você na mente do seu cliente como fornecendo algo que vale a pena pagar independente do preço. 
Constrói identidade: Marcas são como pessoas: sem identidade se tornam irrelevantes. O design ajuda na pregnância e na construção da personalidade da marca.
Credibilidade: A confiança é a primeira coisa que se perde quando nos deparamos com uma comunicação visual mal feita.
Reconhecimento do Cliente: Nunca subestime o poder da familiaridade. Quando um cliente faz compras e vê a inconfundível tipografia / cores / símbolos / imagens de uma marca que reconhece, é mais provável que ele pegue esse produto do que o mar de outros que o rodeiam. Por quê? Porque é atraente e familiar.
O que é um manual de marca?
É um manual com normas técnicas, recomendações e especificações para a utilização da identidade de uma determinada marca.
Qual a importância de uma identidade visual?
A primeira impressão é a que fica! Grande parte dos seus clientes ou público criam uma opinião sobre você sem mesmo ter conhecido o que você oferece. As vezes você pode até oferecer algo de qualidade, porém a imagem visual da sua marca não corresponde. A maior parte da impressão é obtida apenas olhando. É isso que faz da identidade visual uma parte tão importante da sua marca em geral. Além de identificar e transmitir informações sobre sua marca, a identidade visual vai criar um apelo emocional no seu público.
Qual a diferença entre logotipo e identidade visual?
Logotipo é apenas um elemento gráfico da identidade visual que representa sua empresa. O projeto de Identidade Visual é muito mais completo pois, envolve, além do logotipo, uma série de elementos que vão dar personalidade para sua marca como cores, tipografia, ícones, texturas, padrões, entre outras possibilidades.
O que é um briefing?
O briefing é um conjunto de informações ou uma coleta de dados passados para o desenvolvimento de um determinado projeto. O briefing é que vai me orientar durante toda a execução do seu projeto e em como devo desenvolvê-lo.
Como faço para contratar seu serviço?
Antes de tudo, preciso entender um pouco do seu negócio. Para isso, você deve entrar em contato comigo ou solicitar uma proposta de orçamento para que eu entre em contato com você. Em seguida vou analisar as informações fornecidas para ver se tenho possibilidade de te atender. Caso seja possível, entramos em contato novamente e vou te enviar uma proposta com os valores e prazos detalhados. Você aceitando as condições, fechamos o contrato e iniciamos o projeto. (Obs: o projeto somente é iniciado após o pagamento da entrada de 50% do valor total)
O que está incluso exatamente em seus projetos de identidade visual?
Um projeto de identidade visual pode incluir símbolo, logotipo, ícones, itens de papelaria como cartão, timbrado e envelope, manual de identidade, definição da paleta de cores, seleção tipográfica, etc... Os itens que serão entregues serão combinados na proposta.
Qual o prazo médio para a apresentação do projeto?
Geralmente, meus projetos levam em torno de 15 dias úteis. Em algumas situações o prazo pode ser estendido devido a complexidade do projeto, mas tudo é explicado e avisado com antecedência. Vale ressaltar que o prazo estipulado só é válido após o pagamento da entrada de 50% do valor total. E se caso eu esteja trabalhando em outro projeto, o seu entrará na fila, mas fique tranquilo tudo isso eu deixo especificado na proposta. Outro ponto importante em relação ao prazo é que se caso seja solicitado alterações no projeto após a apresentação, será estipulado outro prazo para a conclusão do mesmo.
Em quais formatos você entrega os arquivos?
Após aprovação do projeto realizo a entrega dos arquivos prontos para uso nos seguintes formatos: EPS, JPG e PNG.
Se eu já tiver o logotipo pronto, você faz apenas os materiais?
Não, eu desenvolvo os materiais apenas dos projetos que comecei do zero.
Você entrega os materiais impressos?
Não. Eu entrego apenas os projetos fechados para serem enviados para a gráfica de sua preferência.
Meu projeto é protegido contra cópias?
Sim, para garantia de segurança todos os projetos que são de minha autoria pela plataforma Avctoris, para que não haja cópia ou plágio de terceiros. 
Com isso, será fornecido um certificado (prova de anterioridade) autossuficiente.
Vale ressaltar que esse registro vale para autoria do projeto e não pelo registro da sua marca.
Quais as formas de pagamentos?
Os pagamentos podem ser feitos via transferência bancária ou boleto. Devem ser realizados 50% antecipadamente e o restante após aprovação do projeto. Para parcelamentos no cartão de crédito, favor consultar disponibilidade.
Qual o próximo passo após fazer o pagamento da entrada de 50%?
À partir do pagamento da entrada eu considero o acordo fechado e a data estipulada no contrato já estará reservada. Eu vou te enviar um segundo formulário que tem como objetivo coletar informações importantes para a realização do projeto (briefing).
Quantas propostas para identidade da marca você entrega?
Você receberá uma proposta baseada no nas informações que foram fornecidas contendo toda defesa e argumentação necessárias para compreensão do projeto e suas características. Você não receberá apenas um simples “desenho” ou várias opções diferentes para escolher.
Assim, não corremos o risco de definir o projeto somente com base na estética ou, na pior das hipóteses, de misturar opções diferentes e concluir o projeto com uma marca híbrida, sem fundamentação ou sem uma mensagem clara.
Não gostei do projeto apresentado o que devo fazer?
Sempre procuro ser o mais eficaz possível trabalhando para que isso não ocorra, pois além de iniciar o projeto somente após uma compreensão total das suas necessidades, mantenho contato durante todo processo. Porém, caso aconteça, apresento uma segunda opção dentro de um prazo negociado previamente.
Você cria apenas o logotipo?
Não. Eu trabalho desenvolvendo apenas o projeto de Identidade Visual completo.
Você também cria o nome da marca?
Sim, eu realizo o trabalho de naming.
Você faz o registro da marca?
Não me responsabilizo pelo registro da sua marca. Tal serviço deve ser realizado a parte por você em locais responsáveis pelo mesmo ou posso te indicar meus parceiros que prestam esse serviço.
Você desenvolve sites?
Eu faço apenas o protótipo do site (visual), seguindo a identidade visual que eu projetei. Registro, hospedagem, programação e implementação deverão ser contratados a parte com um profissional, uma empresa qualificada ou posso te indicar meus parceiros.
Vamos conversar sobre o seu projeto.
Subir